Feiras de artesanatos: Veja as maiores e como aproveitar as inscrições

Você faz artesanato? Então, as feiras podem ser ótimas oportunidades para você divulgar os seus produtos. Pensando nisso, abaixo te contamos quais são as maiores Feiras de artesanatos e como se inscrever.

feiras de artesanatos
Fonte: Reprodução | Prefeitura Municipal de Niterói

 

Como funcionam as feiras de artesanatos

As chamadas feiras de artesanatos são eventos que ocorrem semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, com a finalidade de unir produtores e artesãos da região, e dar-lhes mais visibilidade.

Dessa forma, todos esses produtores se reúnem em um espaço público, e expõem os seus produtos para que os visitantes conheçam o que você cria, além de experimentar ou comprar. As feiras são ótimas para crescer negócios.

Dessa forma, as feiras de artesanatos são eventos excelentes para que amantes de artesanatos e para quem deseja aumentar o alcance do seu negócio próprio. Mas não basta apenas comparecer nas feiras, se você for artesão.

As feiras são bem organizadas, e para expor os seus produtos, também é necessário se cadastrar. Atualmente, tem feiras enormes, realizadas ao longo de todo o país e em vários períodos do ano. 

Pensando nisso, nesse guia você poderá conferir quais são as feiras de artesanatos que mais se destacam no país, e o que é necessário para finalizar a sua inscrição. 

Quais são as maiores feiras de artesanato do Brasil? 

Além das redes sociais e marketing, as feiras de artesanatos são ótimas para que mais pessoas tenham acesso ao trabalho que você realiza. Atualmente, existem algumas delas que se destacam e são consideradas as maiores do país. 

feiras de artesanatos
Fonte: Reprodução | Exame

 

Assim sendo, no Brasil, com sua rica herança cultural que temos, abriga algumas das maiores e mais renomadas feiras de artesanato do mundo:

  1. FENEARTE (Recife, PE): considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a FENEARTE reúne artesãos de todo o país, representando a diversidade cultural e artística brasileira;

  2. MIF (Belo Horizonte, MG): a Feira Nacional de Artesanato de Belo Horizonte é um evento de grande porte que atrai expositores e compradores de vários lugares, promovendo o artesanato mineiro e internacional;

  3. FIART (Brasília, DF): a Feira Internacional de Artesanato de Brasília é um evento de grande importância para o setor, reunindo artesãos de todo o Brasil e de outros países, com destaque para a produção artesanal do Distrito Federal;

  4. Feira Nacional de Artesanato (São Paulo, SP): realizada anualmente em São Paulo, essa feira reúne artesãos de diversas regiões do país, oferecendo uma ampla variedade de produtos artesanais, desde peças decorativas até utilitários e acessórios de moda.

feiras de artesanatos
Fonte: Reprodução | O Globo

 

Essas feiras de artesanatos compõem a lista das maiores feiras do país. Mas, vale a pena conferir se na sua cidade ou região existem feiras ou locais de exposição de produtos. 

Como se inscrever nas feiras para artesãos?

Participar como expositor em feiras de artesanatos pode ser uma oportunidade valiosa para artesãos que desejam expandir seus negócios e alcançar novos públicos. E para isso, é necessário se inscrever.

feiras de artesanatos
Fonte: Reprodução | Diário do Rio

 

Para aproveitar ao máximo essa experiência, confira abaixo o passo a passo completo para se inscrever como expositor e artesão nas próximas feiras de artesanatos: 

  • Antes da abertura dos prazos de inscrição, prepare seu portfólio e materiais de divulgação; 
  • Em seguida, acesse o site ou as redes sociais da feira que pretende se matricular; 
  • Fique atento aos prazos e requisitos de inscrição de cada feira;
  • Preencha o seu cadastro com todas as informações solicitadas pelo site; 
  • Aguarde o e-mail de confirmação de participação e pronto!

Assim sendo, o processo de inscrição para uma feiras de artesanatos é muito parecido com outras inscrições de 2025 que estão abertas, seja para cursos, concursos ou reality show. Tenha seus documentos em mãos e aproveite.

Cindy Lima
Escrito por

Cindy Lima