Bolsa Família 2025: como fazer a inscrição e requisitos para participar

O programa do Governo Federal, o bolsa Família 2025, está aceitando novos cadastros! E para se inscrever, abaixo selecionamos o passo a passo com documentos necessários, requisitos para solicitar e mais.

Bolsa Família 2025
Fonte: Reprodução | Agência Brasil EBC

Inscrições para o Programa Bolsa Família 2025

O Bolsa Família 2025 é um programa de transferência de renda do governo federal. Pensando justamente em famílias de baixa renda, o programa visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, através de uma ajuda de custo.

Dessa forma, muitas famílias brasileiras têm se interessado pelo programa, pois ele pode servir tanto como uma ajuda, quanto um alívio financeiro em momentos de aperto. 

O Programa possui alguns requisitos básicos que as famílias precisam demonstrar. Ainda assim, se você se encaixa nesse perfil e deseja saber como participar do programa em 2025, este guia completo é para você.

E para facilitar na busca, abaixo você localiza mais detalhes sobre o que é o Bolsa Família 2025, quem tem direito ao benefício, inscrições 2025 e mais detalhes que você precisa saber sobre o programa. 

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda condicional, ou seja, para ter direito ao benefício e a receber esses valores, as famílias beneficiárias precisam cumprir algumas condicionalidades.

Bolsa Família 2025
Fonte: Reprodução | O Globo

Ou seja, para ter direito, você precisa comprovar algumas questões em específico:

  1. Responder se há crianças ou adolescentes na família que estão na escola; 
  2. Estado de saúde das crianças; 
  3. Renda da família;
  4. Dentre outros. 

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Para ter direito ao Bolsa Família 2025, a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e atender aos seguintes critérios:

  • Renda familiar per capita: A renda familiar por pessoa deve ser inferior a R$ 218,00.
  • Gestantes e mulheres que amamentam: Mulheres gestantes e que amamentam têm prioridade no programa.
  • Famílias com crianças e adolescentes de até 17 anos: Famílias com crianças e adolescentes nessa faixa etária têm prioridade no programa.
  • Famílias com pessoas com deficiência: Famílias com pessoas com deficiência também têm prioridade.
Bolsa Família 2025
Fonte: Reprodução | Brasil de Fato

E para facilitar mais ainda a sua vida, escrevemos um post completo sobre tudo sobre a Inscrição no CadÚnico do Governo Federal (clique aqui para ler). 

Onde fazer a inscrição

  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): É o local mais comum para realizar a inscrição. Procure o CRAS mais próximo de sua residência.
  • Postos de atendimento do CadÚnico: Alguns municípios possuem postos de atendimento específicos para o CadÚnico.
  • Secretarias municipais de assistência social: Em alguns casos, a inscrição pode ser realizada diretamente na secretaria municipal de assistência social.
Bolsa Família 2025
Fonte: Reprodução | Brasil de Fato

Passo a Passo

  1. Localize o posto de atendimento: Procure o CRAS ou posto de atendimento mais próximo de sua casa.
  2. Agendamento: Em alguns casos, é necessário agendar um horário para realizar a inscrição.
  3. Levar toda a documentação: Leve todos os documentos solicitados para comprovar as informações.
  4. Preenchimento do cadastro: Um atendente irá realizar um cadastro completo da sua família, com informações sobre renda, composição familiar, escolaridade, entre outras.
  5. Confirmação do cadastro: Ao final do processo, você receberá um comprovante da sua inscrição.

Após a inscrição

  • Análise da documentação: A sua documentação será analisada para verificar se a sua família se encaixa nos critérios do programa.
  • Divulgação dos resultados: Você será informado sobre o resultado da sua inscrição através do número de telefone ou endereço fornecido no cadastro.

Quais são as principais mudanças no Bolsa Família em 2025?

O Governo Federal tem anunciado algumas mudanças no programa Bolsa Família 2025, com o objetivo de fortalecer a proteção social e promover o desenvolvimento das famílias beneficiárias.

Pensando nisso, as principais mudanças que ocorreram no programa envolvem:

  • Aumento do valor da bolsa: é esperado um aumento no valor da bolsa para atender às necessidades das famílias beneficiárias.
  • Novas condicionalidades: Podem ser implementadas novas condicionalidades, como a frequência escolar e o acompanhamento de saúde bucal.
  • Simplificação do cadastro: O governo busca simplificar o processo de cadastro de inscrições nos programas, tanto no CadÚnico, quanto no Bolsa Família 2025. 

O CadÚnico é o primeiro passo para ter acesso ao Bolsa Família 2025, e a outros programas sociais. Portanto, é de extrema importância manter todos os seus documentos atualizados (seus e dos seus filhos). 

Cindy Lima
Escrito por

Cindy Lima