Auxílio-Gás: conheça o programa e como se inscrever para receber benefício

De olho nas inscrições do programa Auxílio-Gás? A gente pode te ajudar! Neste guia, contaremos tudo o que você precisa saber sobre as inscrições, quem pode solicitar o benefícios e outros detalhes. Veja mais.

Auxílio-Gás
Fonte: Reprodução | FDR

 

Auxílio-Gás: Um alívio para o bolso e para o lar

Se você está aqui, com certeza já ouviu falar sobre o Auxílio-Gás: esse é um programa que visa ajudar pessoas que precisam desse tipo de auxílio, considerando alguns pontos importantes: famílias carentes e de baixa renda. 

Assim sendo, caso você esteja enfrentando dificuldades para pagar a conta do gás, ele poderá te ajudar! Saiba que o governo oferece um programa que estar presente na sua rotina.

Assim sendo, saiba que o Auxílio-Gás é um benefício destinado a famílias de baixa renda, com o objetivo de amenizar os custos com o gás de cozinha. E para ter acesso, será importante saber alguns pontos: 

  1. Não são todas as famílias que podem solicitar; 
  2. A solicitação somente será aceita quando determinados documentos forem entregues;
  3. Também será necessário que a família esteja devidamente registrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Auxílio-Gás
Fonte: Reprodução | Jornal Diário do Pará

 

Dessa forma, sabendo de todas essas informações, você pode solicitar o seu auxílio. Abaixo, te contamos sobre mais detalhes sobre o Auxílio, e pedidos. 

O que é o Auxílio-Gás?

O Auxílio-Gás é um programa social que garante o pagamento de uma parcela do valor de uma botija de gás de 13 kg para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Esse benefício é uma importante ajuda para muitas famílias brasileiras, especialmente em momentos de crise econômica.

Quem tem direito ao Auxílio-Gás?

Para ter direito ao Auxílio-Gás, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no CadÚnico: o CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais do governo;
  • Ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo: a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que moram na casa, deve ser menor ou igual a metade do salário mínimo;
  • Ser beneficiário de outros programas sociais: famílias que recebem benefícios como o Bolsa Família também podem ter direito ao Auxílio-Gás.

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever em 2025 no CadÚnico, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa.

Auxílio-Gás
Fonte: Reprodução | Jornal Contábil

 

Leve os documentos de todos os membros da família. Abaixo, te contamos com uma lista sobre os documentos que você deve ter em mãos:

  1. RG e CPF
  2. Comprovante de residência
  3. Certidão de nascimento
  4. Carteira de Trabalho (CLT) 

Como funciona o pagamento do auxílio?

O pagamento do Auxílio-Gás é feito diretamente na conta bancária do beneficiário. A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os pagamentos. Portanto, é necessário possuir uma conta ou abrir uma.

Quais os benefícios do vale gás?

O Auxílio traz diversos benefícios para as famílias beneficiárias, como:

Auxílio-Gás
Fonte: Reprodução | Segundo a Segundo

 

  • Melhoria da qualidade de vida: o programa contribui para uma alimentação mais saudável e higiene adequada;
  • Redução dos gastos familiares: ajuda a aliviar o orçamento das famílias, permitindo que invistam em outras necessidades básicas;
  • Inclusão social: uma forma de garantir a inclusão social das famílias mais vulneráveis.

Se você se encaixa nos requisitos do programa, não deixe de procurar o CRAS e fazer a sua inscrição. O auxílio pode fazer toda a diferença na vida da sua família. Participe das inscrições 2025

Cindy Lima
Escrito por

Cindy Lima