Inscrição para casamento grátis 2025: como funciona o casamento coletivo?

Se você achou o amor da sua vida, queria muito casar, mas está difícil custear os gastos da cerimônia civil, devia fazer a inscrição para casamento grátis 2025. Veja aqui tudo que precisa saber sobre o casamento coletivo gratuito, incluindo como se inscrever.

Casal de noivos apaixonados
Imagem: Freepik

O que é casamento coletivo gratuito

O casamento coletivo gratuito é uma iniciativa de governos municipais e estaduais, realizada na maior parte do país. A modalidade tem o propósito de proporcionar a regularização civil de casais de baixa renda, garantindo que todos tenham acesso aos direitos e benefícios legais do casamento.

Também conhecido como casamento comunitário é promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. O evento é realizado em parceria com os cartórios de registro civil e prefeituras municipais.


Como o casamento coletivo gratuito funciona?

Desenvolvidos para proporcionar que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam oficializar sua união, o casamento coletivo é realizado pelo CRAS periodicamente. Totalmente gratuita a iniciativa se trata de uma cerimônia comunitária, que conta com diversos casais celebrando o amor e a união.

De forma geral, as cerimônias acontecem em locais públicos, como: salões comunitários, ginásios, e espaços oferecidos pela prefeitura. Realizado de forma independente em cada localidade, pode contar com decoração, fotógrafo, música e até recepção simbólica, patrocinados por parceiros e voluntários.

Casais aguardam seu momento de oficializar união em cerimônia de casamento coletivo
Imagem: Unifacol

Quem pode fazer inscrição para casamento grátis 2025?

É importante compreender que a iniciativa tem um público-alvo específico, por isso, para fazer inscrição para casamento grátis 2025, você precisa atender alguns critérios. Veja abaixo os requisitos básicos para participar:

  • Residir no município onde o casamento coletivo será realizado;
  • Comprovar que é pessoa em situação de vulnerabilidade social;
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal;
  • Comprovar que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um casamento civil, como as taxas do cartório.

Lembrando que cada CRAS tem sua suas próprias regras de participação no casamento comunitário, por isso, é importante confirmar no CRAS da sua localidade os critérios.

Close de troca de alianças de noivos
Imagem: Freepik

Documentos para fazer inscrição para casamento grátis 2025

Para garantir que o benefício seja utilizado apenas por quem realmente precisa, é preciso comprovar por meio de documentação que se encaixa nos requisitos de participação. Dessa forma, você deve juntar os seguintes documentos para fazer inscrição para casamento grátis 2025:

  • Certidão de Nascimento (original e cópia);
  • CPF e documento de identidade (RG ou CNI) (original e cópia);
  • Comprovante de residência com data recente;
  • Comprovante de renda;
  • Pessoas divorciadas também devem apresentar a certidão de casamento com averbação do divórcio;
  • Pessoas viúvas também devem apresentar a certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge falecido.
Casamento coletivo
Imagem: Jornal Tribuna Regional

Inscrição para casamento grátis 2025

Se você se encaixa nos critérios de participação e gostaria de fazer inscrição para casamento grátis 2025, precisa se dirigir pessoalmente ao CRAS mais próximo de sua residencia. No local você vai descobrir se seu município realiza casamento comunitário e quando será realizado o próximo.

Os casamentos coletivos não tem uma data específica para acontecer, sendo realizado eventualmente em cada localidade, dependendo da demanda e verba para a realização. Alguns municípios aproveitam datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, Natal ou aniversários da cidade.

Se sua cidade realizar a cerimônia, você deve ir ao CRAS no período indicado para fazer a inscrição para casamento grátis 2025. Na ocasião, além de apresentar a documentação mencionada acima, você deve preencher um formulário com informações pessoais e de renda do casal.

Após a inscrição, dependendo do município, você e seu futuro cônjuge podem ter que participar de entrevistas e/ou receber visitas domiciliares, para comprovar situação de vulnerabilidade social. Ao final do processo, os casais selecionados são notificados sobre a data e local da cerimônia.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida