Veja como se inscrever no CadÚnico

Desejando entender o processo para se inscrever no CadÚnico? A gente pode te ajudar! Abaixo, confira como funciona o passo a passo para se inscrever, documentos necessários e tudo o que você precisa saber para se cadastrar.

se inscrever no CadÚnico
Fonte: Reprodução | Tabela INSS 2024

Como se inscrever no CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema, ligado e conectado ao Governo Federal, que serve para cadastrar famílias de baixa renda no Brasil, e com o cadastro elas podem ter acesso a diversos programas sociais. E para ter acesso a esses programas, você tem que saber como se inscrever no CadÚnico.

Assim sendo, é através do CadÚnico, famílias podem receber e fazer parte de vários programas governamentais: 

  • Bolsa Família
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)

E uma das etapas mais importantes para se inscrever no CadÚnico é tendo os documentos e mãos, e dirigindo-se até o CadÚnico da sua cidade. Abaixo, vamos te explicar mais informações sobre o programa governamental

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Podem se inscrever no CadÚnico:

  • Famílias de baixa renda: somando o salário de todos os integrantes, deve chegar até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos;
  • Trabalhadores informais e Microempreendedores Individuais (MEIs)
  • Comunidades indígenas e quilombolas: independentemente da renda familiar, devido ao reconhecimento de necessidades específicas e acesso a políticas públicas adaptadas.
  • Pessoas com deficiência ou idosos: famílias que incluem membros com deficiência ou idosos podem se cadastrar, atendendo a critérios especiais de programas que visam à inclusão social.
se inscrever no CadÚnico
Fonte: Reprodução | Governo Federal

Dessa forma, antes mesmo de dar início ao processo de inscrição no CadÚnico, confira se você faz parte da lista de pessoas que podem se inscrever. E caso seja o seu caso, dê início às inscrições.

Passo a passo para se inscrever no CadÚnico

Ao fazer parte das famílias que podem se inscrever no CadÚnico, é só separar os documentos e seguir os seguintes passos: 

se inscrever no CadÚnico
Fonte: Reprodução | PJF
  1. Local de Inscrição: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mas, caso não haja um CRAS na sua cidade, dirija-se à prefeitura para obter informações sobre o setor responsável pelo CadÚnico;
  2. Formas de atendimento: em algumas cidades, será necessário agendar horário; em outras cidades, não será necessário, basta chegar com documentos em mãos.
  3. No dia da Inscrição: vá até o CRAS ou o setor da prefeitura que realiza o cadastro, com os seguintes documentos:
    1. Documento de identificação com foto (RG, CPF ou certidão de nascimento).
    2. Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água ou outro).
    3. Certidão de casamento ou declaração de união estável, se aplicável.
    4. Carteira de trabalho, mesmo que esteja desempregado.
    5. Título de eleitor (opcional, mas pode ser necessário em alguns casos, especialmente para pessoas acima de 18 anos).
  4. Realize a entrevista: responda perguntas sobre a composição familiar, renda, despesas e condições de moradia. Dica: não minta em nada sobre as informações que o entrevistador te perguntar.
  5. Após a entrevista, você deverá assinar um formulário confirmando as informações fornecidas.
se inscrever no CadÚnico
Fonte: Reprodução | Monitor do Mercado

Dessa forma, ao finalizar a sua inscrição 2025, e sendo aprovado, você receberá um número de Identificação Social (NIS). Através desse número, você poderá acessar os programas sociais.

Tem como se cadastrar online no CadÚnico?

Uma das novidades de se inscrever no CadÚnico para 2025 é o cadastro online. Agora, o CadÚnico disponibiliza a opção de pré-cadastro online para adiantar o atendimento presencial.

Dessa forma, para evitar processos mais longos e demorados, você pode utilizar o aplicativo: disponível para iOS e Android, baixe o app do CadÚnico e insira informações básicas da sua família, facilitando e agilizando o processo quando comparecer ao CRAS. 

Fiz o cadastro no CadÚnico, preciso ir presencialmente?

Sim! Lembre-se que a utilização do app do CadÚnico é fundamental para dar início ao processo, mas não retira a necessidade de ir presencialmente no CadÚnico da sua cidade.

Além disso, é fundamental manter o cadastro atualizado. Assim, a cada dois anos, você deve informar ao CadÚnico se os seus dados (e de sua família), continuam os mesmos ou foram atualizados. 

Cindy Lima
Escrito por

Cindy Lima