Inscrição MEI 2025: Prazo e Inscrição Passo Passo

Em tempos de mercado de trabalho tão competitivo, muitos brasileiros têm optado por abrir pequenos negócios, se você é um deles, precisa se informar sobre a inscrição MEI 2025. Então veja aqui tudo que você precisa saber para não atuar na informalidade.

Costureira autônoma posa sorridente enquanto trabalha em sua maquina de costura
Imagem: Freepik

O que é MEI?

Estabelecido pelo Governo Federal, em 2008, por meio da Lei Complementar nº 128, o Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria jurídica de trabalho. O MEI foi criado com o propósito de formalizar trabalhadores autônomos e pequenos negócios informais.


Por que fazer inscrição MEI 2025?

Há diversos motivos para fazer inscrição MEI 2025, começando pelo fato que você terá um CNPJ, e assim poderá emitir notas, exigidas por muitas pessoas e empresas. Além disso, ao se tornar uma pessoa jurídica, você tem acesso a crédito facilitado, podendo solicitar empréstimos e financiamentos.

Você formaliza seu negócio de forma muito menos burocrática, do processo de abertura a sua gestão simplificada. Também não precisa se preocupar com inúmeros impostos, pois o MEI só precisa pagar o valor fixo e acessível do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente.

Por fim, ao se formalizar como MEI, você passa a pagar a Previdência Social (por meio do DAS), e assim passa a ter alguns direitos trabalhistas. Dessa forma, você pode se aposentar, receber auxílio-doença, auxílio-funeral, auxílio-maternidade, licença-maternidade/paternidade, entre outros.

Fotografo autônomo faz ensaio de cliente
Imagem: Freepik

Quem pode fazer inscrição MEI 2025?

Como se tornar MEI é  um processo legal, existem alguns critérios para que você se formalize dentro desta categoria. Desse modo, se você quiser fazer inscrição MEI 2025, precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter renda anual máxima de R$ 81 mil;
  • Ter no máximo um empregado, que pode ser, inclusive, Jovem Aprendiz ou estagiário;
  • Não ter outra empresa, seja como proprietário ou sócio;
  • Não ser servidor público.
Jovem trabalha em seu computador em uma cafeteria
Imagem: Freepik

O que muda ao se tornar MEI

Se você está preocupado em ter que mudar seu negócio ao se tornar MEI, saiba que pouca coisa muda, e sempre de forma positiva. Na prática, você só precisa começar a emitir notas fiscais a cada venda ou prestação de serviço que fizer, e pagar o DAS.

Essas mudanças acabam sendo muito boas em diversos aspectos, primeiramente porque seu único gasto extra é com o DAS, que tem um valor baixo e lhe traz inúmeros benefícios. Além disso, ao emitir notas, você consegue muito mais clientes, pois muitas pessoas só negociam com quem emite nota.

Fora todos os outros benefícios já citados nesse texto que ter um CNPJ traz, como fácil acesso a crédito, que oportuniza o crescimento de seu negócio.


Inscrição MEI 2025

Agora que você sabe tudo que precisa sobre como formalizar seus negócios, se quiser fazer inscrição MEI 2025, só precisa acessar o Portal do Empreendedor. E você pode fazer isso a qualquer momento, não existe um prazo para abrir MEI. Veja abaixo como se inscrever para se tornar MEI:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor clicando aqui;
    Portal do Empreendedor para inscrição MEI
    Imagem: Reprodução
  2. Logo abaixo do banner principal, clique em Quero ser MEI;
  3. Na nova página, clique em Formalize-se;
  4. Entre com sua conta Gov.br;
  5. Preencha as informações solicitadas; 
  6. Indique um valor de capital social (valor que vai investir em seu negócio);
  7. Informe sua ocupação principal, e se quiser, até 15 ocupações secundárias;
  8. Informe a forma de atuação (estabelecimento físico, online, etc);
  9. Lei e marque as caixinhas de ciência das regras para ser MEI;
  10. Confira se os dados informados estão corretos e conclua sua inscrição;
  11. Emita seu registro de MEI com as informações de seu MEI, incluindo seu CNPJ;
  12. Pronto, você abriu seu MEI.

 

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida