Inscrição Bolsa Povo 2025: Prazo e Inscrição Passo Passo

Inscrição Bolsa Povo 2025 ➜ Veja como participar e receber ainda este ano! ✓ Site ✓ Acessar ✓ Requisitos ✓ Valor ✓ Saque ✓

Se você vive no estado de São Paulo e se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desemprego ou pobreza, precisa se informar sobre a inscrição Bolsa Povo 2025. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre o programa e como se inscrever.

Jovem mostra cartão do programa Bolsa do Povo
Imagem: Governo de São Paulo

O que é o Bolsa Povo?

O Bolsa do Povo é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que beneficia os cidadãos paulistas desde 2021. Criado com o propósito de amenizar a pobreza e ampliar o acesso a direitos sociais básicos, contempla pessoas de diversas faixas etárias, com diferentes objetivos.

Para isso, o programa é subdividido em diversos projetos, que beneficiam os cidadãos com transferência de renda, capacitação profissional, moradia e trabalho.


Qual é o valor do Bolsa Povo 2025?

Nem todos os projetos do Bolsa Povo 2025 são necessariamente de auxílio financeiro, mas diversos deles beneficiam seus participantes com ajudas de custo e bolsa-auxílio. Contudo os valores são bastante variáveis de uma iniciativa para outra, indo de R$ 100 a R$ 2.490,00.


Quem pode fazer inscrição Bolsa Povo 2025?

Como o Bolsa do Povo tem diversos braços de atuação, com diferentes públicos-alvo e objetivos, os critérios de participação variam de acordo com o projeto do qual você vai participar. Dessa forma, para saber se você pode se inscrever, é preciso verificar os requisitos da iniciativa de seu interesse.

Os requisitos comuns a todos os projetos é residir no estado de São Paulo e ser uma pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Funcionaria do CRAS faz inscrição de cidadãs no Bolsa do Povo
Imagem: Reprodução

Como funciona o Bolsa Povo?

Atuando em diversas áreas sociais, o Bolsa Povo tem metodologias e regras diferentes específicas em cada um de seus projetos. Dessa maneira, é preciso conhecer cada ação, para compreender em qual você se encaixa e se informar sobre seu funcionamento e os prazos de inscrição.

Veja abaixo os projetos do Bolsa Povo e como funcionam:

Ação Jovem

Voltado a jovens de 15 e 24 anos de idade, de famílias cadastradas no CadÚnico, com renda familiar máxima de  meio salário mínimo, o Ação Jovem é focado em inclusão social e para isso oferece capacitação profissional e uma ajuda de custo mensal.

Auxílio Moradia

Um benefício temporário, o Auxílio Moradia auxilia com as despesas de cidadãos que tenham sido removidos de suas residências involuntariamente. Tem direito ao benefício quem tiver saído de casa devido a chuvas, estado de emergência, intervenções urbanas ou ambientais, entre outros.

Bolsa Empreendedor

Focado em formalizar empreendedores informais em situação de vulnerabilidade social, o Bolsa Empreendedor é muito mais que apenas um auxílio financeiro. Isso porque, além da ajuda financeira, oferece qualificação empreendedora e ajuda os participantes a abrirem suas MEIs.

Bolsa Talento Esportivo

Com objetivo de incentivar o esporte, a Bolsa Talento Esportivo apoia financeiramente atletas de todas as idades, praticantes de todas modalidades esportivas. O valor da bolsa-auxílio aumenta conforme o atleta amadurece e sobe de categoria em seu esporte.

Homem saca benefício em caixa eletrônico
Imagem: Freepik

Bolsa Trabalho

Criado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social desempregadas, o Bolsa Trabalho fornece uma bolsa-auxílio por cinco meses. Além disso, o projeto capacita profissionalmente os participantes e os contrata para prestar serviços para órgãos públicos.

Próspera Família

Com duração de um ano, o Próspera Família ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social, que são responsáveis familiares monoparentais, e estejam inscritas no CadÚnico. Para isso, promove mentoria na construção do projeto de vida, oferece capacitação profissional e uma ajuda financeira.

Renda Cidadã

Tendo como público-alvo pessoas em vulnerabilidade social, desempregadas, sem moradia e dependentes químicos, entre outros, o Renda Cidadã fornece auxílio financeiro.

Via Rápida

Uma ação de capacitação profissional para acesso ao mercado de trabalho ou empreendedorismo, o Via Rápida ajuda jovens a partir de 16 anos de idade. Os beneficiados fazem cursos gratuitos e recebem uma ajuda de custo.

VidAtiva

Com intuito de promover práticas saudáveis na terceira idade, o VidAtiva oferece auxílio financeiro para cidadãos acima de 60 anos de idade, que praticarem atividades físicas. Porém, o pagamento só é feito mediante frequência mínima nas academias e centros esportivos cadastrados.


Inscrição Bolsa Povo 2025

Cada projeto do programa tem atuação individual, dessa forma, a inscrição Bolsa Povo 2025 deve ser realizada conforme orientações da ação escolhida. Algumas iniciativas permitem inscrição online, outras só aceitam que você se inscreva presencialmente, e os prazos de inscrição variam..

Veja abaixo o passo a passo para se inscrever nos projetos:

  1. Acesse o portal oficial do Bolsa Povo clicando aqui;
    Portal da Bolsa do Povo
    Imagem: Reprodução
  2. Na área dos projetos clique na ação de seu interesse;
  3. Depois clique para identificar o CRAS onde pode se inscrever, ou para fazer sua inscrição online;
  4. Em seguida, basta seguir as orientações para fazer sua inscrição.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida